Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

00:17

POUPE ENERGIA

Postado por Regina Lima |

O uso racional de energia supõe uma poupança quer para a carteira quer para o meio ambiente.

Ajustar as necessidades de cada um e utilizar de modo eficaz a energia, são ideias chave para conseguir poupar no consumo de energia o que não afectará a nossa qualidade de vida.

Cozinha
• É melhor usar o gás que a electricidade;
• Baixe a temperatura antes de terminar a cozedura;
• Utilize recipientes com fundos de base mais larga que as bocas do fogão e tape-os enquanto cozinha.

Frigorífico
• Mantenha a parte traseira limpa, ventilada e afastada de qualquer fonte de calor.
• Não abrir as portas continuamente nem deixe que se formem placas de gelo. Máquina de Lavar Louça
• Ligue-a à torneira da água fria (aquecendo-a com a sua resistência consome bastante menos que trazendo a água quente da rede);
• Limpe os restos de comida que ficam no filtro;
• Não pôr a funcionar sem estar cheia, mas não sobrecarregada.

Máquina de Lavar e Ferro
• Utilize-os sempre e quando haja uma quantidade de roupa suficiente; •
A menos que a roupa esteja muito suja, lave-a com água fria e aproveite o calor do sol para secá-la. SalaApague completamente a televisão, o vídeo ou a cadeia de alta fidelidade quando não se usa;Não utilizar o stand by, pois consome consome energia.

Dicas para Economizar Gás no seu Fogão com Segurança:
1. Durante a cozedura, mantenha sempre bem tampadas as panelas, para aproveitar melhor o calor. Sempre que possível, utilize panelas de pressão que, por cozinharem os alimentos em temperatura mais elevada, o fazem mais rápido e, portanto, consomem menor quantidade de gás.
2. Use a quantidade de água adequada à cozedura do alimento. Não o deixe em fervura mais tempo do que o necessário. Diminua a chama logo que se iniciar a fervura.
Manter a fervura em fogo alto não apressará o cozimento do alimento, apenas fará com que mais água se evapore, gastando, portanto, mais gás.
3. Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você vai cozinhar. Quanto maior for o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento e, consequentemente, do alimento.
4. Utilize o queimador do fogão com tamanho adequado ao recipiente. Para panelas grandes, utilize o queimador maior; para pequenas e médias, utilize os queimadores menores.
5. Quando estiver a utilizar o fogão, evite a incidência de forte corrente de ar sobre ele. Dessa maneira, consumirá menos gás e evitará o risco de dos queimadores se apagarem.
6. Alimentos duros ou muito consistentes devem ser colocados de molho previamente. Assim, cozinham mais rapidamente.
7. Só acenda os queimadores quando os alimentos estiverem prontos para ir ao fogo. Primeiro risque o fósforo, a seguir gire o botão e acenda imediatamente o queimador. Esse procedimento reduz o desperdício e aumenta a sua segurança.
8. As chamas de gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amarelas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou mal regulados consumindo mais gás. Mantenha-os sempre limpos, lavando-os sempre em fervura de água e detergente.
9. Evite que os líquidos transbordem sobre os queimadores, pois, além de ficarem entupidos, eles podem apagar-se, criando uma situação de risco. Isso é comum durante a fervura de leite e a cozedura de macarrão. Se ocorrer derramamento, limpe o queimador assim que ele esteja frio.
10. Ao retirar a panela do fogão, apague o fogo imediatamente.
11. Para acender o forno, siga esta sequência: abra a porta do forno, risque o fósforo, gire o botão e acenda imediatamente o queimador. Mesmo os fornos com acendimento automático só deverão ser acesos com a porta aberta. Nunca abra o gás sem ter à mão os fósforos. A demora em acender o queimador poderá provocar acumulação de gás no forno. Se isso acontecer, gire o botão (fechando), ventile o ambiente até o cheiro passar e proceda conforme o processo acima.
12. Após acender o forno, verifique se o queimador está completamente aceso.
13. Evite abrir com frequência a porta do forno quando ele estiver a funcionar.
14. Procure usar o forno para assar várias coisas ao mesmo tempo. Optimize o seu uso.
15. Diminua a chama quando o forno chegar à temperatura desejada. O forno gasta o equivalente a dois ou três queimadores comuns.
16. Procure programar o horário de refeição dos seus familiares, de modo a evitar aquecer os alimentos. Após a cozedura, enrole as panelas em jornal ou coloque-as no forno, para manter os alimentos quentes por mais tempo.fonte: Carrefour

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe