Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

00:21

Limpeza nas ROUPAS

Postado por Regina Lima |

Manchas
Manchas de Gorduras são removidas com sabonete e água quente.

Manchas de Caneta Esferográfica , são removidas com algodão embebido em álcool, trocando o algodão toda vez que estiver empregnado de tinta, ou deixar o local embebido com leite.

Manchas de Vinho Quando cair vinho tinto. Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.


Roupas Manchadas de Mofo
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.
Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco.
Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.
Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie.
Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.
Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo.
Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco.
Enxágüe novamente e deixe secar.
Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco
.Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.


Mancha de gordura ou de graxa de sua roupa
Com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo) esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.

Serve pra tirar graxa também
.Mancha de graxa
Passe manteiga sem sal nas manchas de graxa em roupas.
Deixe alguns minutos e limpe com um pano seco. Lave em seguida com detergente de cozinha incolor.
Outra opção é não deixar a graxa assentar.
Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita o processo.
Para finalizar, escove o pó e lave normalmente

.Manchou a roupa na lavagem com roupas de outra cor-Não deixe secar a "nova cor", ou seja a roupa manchada.
Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, até sair a mancha. depois volte a lavar normalmente sua roupa.
Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode.
E se forem coloridas, verifique se a cor e firme.

Manchas de sangue:
Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.


Manchas de frutas- Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca.
Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair.
Lave de forma habitual.

Manchas parafina branca
Raspe com o lado cego de uma faca para tirar o excesso.
Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel.
Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina. Manchas de mofo
1. Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. deixe a peça assentar no sol por algumas horas. lave da forma usual, mas separadamente.
2. Experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie.
Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas.
Depois lave normalmente.

Manchas tinta de caneta esferográfica-coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta).
Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente. Outra opção é aplicar um removedor, álcool ou leite tipo a somente no local manchado.
Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão.
Para finalizar, lave com água quente.

Manchas de batom-Se a mancha estiver num tecido lavável, passe um pouco de vaselina sólida sobre a mancha (a venda em farmácias comuns) e depois lave com água morna e sabão.
Mas se a mancha for em tecido não lavável, passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com algodão embebido em tetradoreto de carbono. (procure para comprar em supermercados, em casas de materiais de construção e tintas e em farmácias).
Atenção:
1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

Manchas de mostarda-Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem.
Pingue esta mistura sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido).
Absorva o liquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco. Em seguida lave normalmente.

Manchas de ferrugem-
Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local.
O pano servirá para absorver esse líquido.
Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer.
Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.
Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco.
Depois, lavar com água e sabão e pendurar ao sol num cabide.
Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá.
Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo.
Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco.
Enxágüe novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Manchas de "Coca-Cola":
É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.Manchas de esmalte: Quando derramar esmalte para unha em roupas, não tente limpar com acetona. Dependendo do tecido, pode estragar ou formar mancha ainda pior. Coloque um cubo de gelo em cima, e quando endurecer bem raspe com gilete, um estilete ou uma faquinha. Foto enviada com o titulo:


.Cuidados com roupas pretas:
Se sua roupa preta ficou com brilho adquirido pelo uso e pelo ferro de passar, na hora de passar, esfregue levemente a região lustrosa com uma esponja macia embebida numa solução de água e anil bem forte.
Em seguida cubra esta região com um pano fino e bem limpo (tome cuidado para que este pano não solte pelinho na roupa) e passe com o ferro bem quente.
Também, para evitar que a roupa preta não fique russa, passe na hora de passar o ferro, um paninho limpo molhado em água e vinagre.


Roupas de couro: Sua roupa de couro ficou com aquelas manchas brancas? Sem problema. Faça uma mistura de água e vinagre em proporções iguais.
Antes de passá-la com um pano na roupa, limpe bem a mesma com um pano seco para tirar qualquer pó. Deixe secar na sombra.


Cuidados com as lingeries-As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras.

Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água, se tiver pressa enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.

Não passe à ferro, os tecidos das lingeries são de boa qualidade que dispensam o ferro.

Na hora de guardá-las coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas, pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto, elas ficarão perfumadas.


ROUPAS MAIS BRANCAS
Roupas brancas ainda mais brancas...
Conheça alguns segredos caseiros para você deixar as peças
Não há como negar e não é por causa só do Réveillon.
Neste verão, a cor da vez também é o branco.
Neutra e fácil de combinar, não há quem resista e não tenha pelo menos uma camiseta nessa cor.

Mas, se você já deixou de comprar alguma peça porque cor clara mancha facilmente e é difícil manter o branco "realmente branco", não se preocupe.
Existem truques simples que ajudam a manter a roupa branca clarinha e bem cuidada.


Truques de limpeza...Quando alguma coisa cai na roupa o primeiro passo é tentar limpar o mais rápido possível, lavando com sabonete branco.

"O sabonete ajuda bastante a tirar a mancha, mas, dependendo do que tiver caído na roupa, é melhor usar outros produtos, como água oxigenada para limpar sangue", explica Neli Aquino, proprietária de uma loja especializada em vestuário branco.
Nilcéia da Silva ensina uma dica que aprendeu com a mãe: usar sabão de coco.
"Você ferve a água, põe o sabão e deixa a roupa de molho um pouquinho. A mancha sai fácil", conta. Para a estudante de veterinária, Laís Brunelli (foto ao lado), nada é melhor que deixar a roupa de molho com sabão em pó e água sanitária.

"A sujeira sai toda", garante. Outro segredinho é estender as peças do avesso no varal.

"Se cair alguma sujeirinha, não mancha a roupa", lembra Laís.
Como clarear?
Nada mais bonito que uma roupa branca bem clarinha, que parece até radiante!
Para que as suas fiquem assim, é preciso tomar cuidado na hora de guardar.

Uma dica valiosa para que as peças não amarelem é envolvê-las em um pano preto.

"O que deixa a roupa amarela é a luz e o tecido escuro impede que a claridade chegue até ela", explica Margarida Miguel Guimarães, proprietária de uma loja de vestidos de noiva.

Usar um papel ou plástico azul claro também evita o amarelamento, explica Maria do Carmo Damasceno, lavadeira há 73 anos.
"O papel vai proteger a roupa, mas se mesmo assim ficar amarela, é só esquentar água, colocar um pouco de cloro e deixar de molho.

No lugar do cloro pode até colocar água sanitária, mas tem que ser na água quente, porque, se for fria, o produto deixa a roupa mais amarela ainda", conta.

Outro truque é colocar a roupa para quarar.
É só deixar as peças de molho em uma bacia com água e sabão em pó em um lugar que tenha sol forte.
"Para clarear mais rápido o melhor é estender as roupas em cima de um gramado, deixar no sol e depois enxagüar, explica Madalena de Fátima Garcia.

Se depois de lavada a roupa branca ficou cheia de pelinhos e você não tem uma escovinha própria para tirá-los, Laís ensina um jeito simples para resolver esse problema: passar uma buchinha de lavar louças nova.

Outra dica importante e que todos já conhecem: separar as roupas brancas das coloridas na hora de lavar.

E isso não é só porque a tintura de uma peça escura pode manchar uma clara, mas também para que a roupa não pegue pêlo. "É preciso seguir as recomendações na etiqueta da peça".


Manchas de suor e desodorante em roupas
Manchas de suor costumam ficarem impregnadas nas roupas, assim como o desodorante misturado ao suor.
Uma alternativa para retirar essas incômodas manchas é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio.
Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.


Cheiro de suor na roupa-
Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ultimo enxágüe.
E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver.
Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.


Sai sujeira!
Deixe suas roupas limpas, sem usar a máquina de lavar No fim do dia, as roupas usadas vão direto para o cesto de roupas sujas.
Depois de acumularem, a rota é diretamente para a máquina de lavar, certo? Errado.
Muitas peças devem ser lavadas à mão.
Até calça jeans, que é um tecido mais grosso, merece uma atenção especial.
Toda e qualquer peça deve secar a sombra.
"O sol desbota as cores, com o tempo. Não tem jeito". uma boa opção, vai ter que mudar os hábitos. "Ele também tem gordura".

Roupas coloridas Com a tecnologia, há muitos tecidos sintéticos no mercado, que não absorvem tão bem o suor, que fica mais impregnado na roupa, como as malhas frias.
Com água e sabão neutro, lave bem as blusas embaixo dos braços, na gola e na barra.
Depois passe sabão em toda a extensão da blusa e esfregue com cuidado para não danificar ou esticar o tecido.
Antes de enxaguar, coloque a peça de molho no balde por cinco minutos.
Passado o tempo, retire bem o sabão, deixe de molho no amaciante.

"A cada dois litros e água, coloque uma tampa de amaciante..
Deixe também por cinco minutos e passe uma água, de leve.


Roupas brancas
Para deixar suas roupas brancas sempre brancas, lave com sabão de coco.
Da mesma forma, ates de tirar o sabão, colocar a roupa de molho com uma tampinha de álcool. "Isso vai clarear e dar brilho".
E pode ser me qualquer tecido.
Deixe de molho por uma ou duas horas.
Enxagüe bem, deixe um pouco no amaciante com água e passe uma água novamente.
"Gosto muito de sabão de coco, porque ele deixa a roupa bem limpa e não fica cheiro na roupa".
Mais conselhos para deixar suas roupas brancas ainda mais claras.
Tecidos nobres Roupas em tecidos nobres, como o percal, crepe e musseline, por exemplo, além de seguirem o mesmo processo de lavagem manual acima, devem ser colocados em cabides e levados ao varal para secar.
Tecidos pesados Em um primeiro momento, pensar em lavar uma calça jeans com as mãos, já fazem doer os braços.
Mas fique tranqüila que não será uma tarefa á rua como parece.
Lave com as mãos partes da calça que mais sujam, como a barra e o cós.
"Molhe só estas partes e esfregue bem. Depois, jogue na máquina".
As roupas de lã devem ser lavadas na mão também. Siga o processo de lavagem das roupas coloridas. Mas na hora de secar, coloque em uma superfície lisa, na horizontal.
"Se não tiver espaço, coloque de uma forma que dê para ficar sobre o tanque".
Quando estiver quase seca, deixe próximo de um local onde bate sol ou que vente bastante.


Roupas que soltam tinta -
Você lava a primeira vez, a segunda, a terceira... e a roupa continua liberando tinta ralo abaixo. Conseqüentemente, a peça que era azul escura, vai ficando com um tom alterado... para não dizer desbotado.
Neste caso, lave bem a roupa com sabão neutro e enxágüe.
Em seguida, coloque um pouco de vinagre e uma colher (chá) de sal em 1/2 balde ou meio tanque.
"O tecido solta a tinta, porque a fixação foi artesanal".Se depois da quarta lavagem, mesmo usando a técnica do vinagre com o sal, o problema persistir, é sinal de que não houve fixação da tinta. Se o sal corrói o tecido? "Não. A quantidade é muito pequena e não é o sal igual da água do mar".


Meias e lingerie
"Meia só se deve usar uma vez e lavar". Para deixá-la super higienizada, anote aí.Lave bem com sabão de coco ou sabão neutro, coloque em uma água em banho-maria com um pouco de vinagre, por pouco tempo.
"Tira qualquer odor e não fica com o cheiro do vinagre". Enxágüe bem.
Mas não pense que por levar as meias em banho-maria, você vai fazer a mesma coisa com as lingeries.


"Calcinha e sutiã devem ser lavados em água fria".
A água quente acaba com o elástico.
No caso de biquínis e sungas, lave imediatamente com sabão neutro ou de coco para retirar o sal ou o cloro.

Roupas de cama e banho x tapetes Lençóis, fronhas, cobertores, edredons, colchas... tudo isso fica mais difícil de se lavar com as mãos.
Neste caso, use a máquina de lavar. Antes, confira até quantos quilos o equipamento agüenta, no caso de cobertores e edredons.

Quando for lavar as roupas de cama, lembre-se: não misture. "A gente pode até lavar com a roupa de banho junto, mas nunca com tapetes de banheiro e outros tipos de panos de chão".

Neste caso, é preferível ter um "tanquinho elétrico" com o objetivo de lavar estes tipos de pano.


5 comentários:

Dr Novaquinha disse...

Produtos de limpeza e conservação do couro NOVAX. Linha completa para todos os tipos de couro e nobuck e camurça. Vendas de kit´s composto com todos os itens necessários para limpeza e renovação. Acessem o site de vendas
www.lojanovax.com.br

Anônimo disse...

Muito útil, me salvou!

Jujubas & Cupcakes disse...

A Multimports está sorteando um porta recado iluminado de LED.

Para participar curta a página multimports, compartilhe a imagem e participe da promoção! Clique aqui para participar: http://migre.me/dN9pU

Anônimo disse...

lavei minha blusa de moletom da gap pela primeira vez ,ela é de cor cinza ,mas ao enxagoar percebi que ela ficou com dois tons de cinza o que fazer será que foi pq deixei de molho um pouco na bacia

SpeedQueen - Lavandarias Self-Service disse...

Muito útil.
Obrigado pela partilha REgina.

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe