Dicas para Mulher

Faça de seu dia um "Dia Especial"

23:03

DICAS DE LIMPEZA

Postado por Regina Lima |

Colchão
Solução caseira para higiêne dos colchões

Misture tudo em proporções iguais lisorforme, álcool, vinagre e água.
Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar.
Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação.
Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.
No caso de apartamentos, sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos a janela em horário que bata bastante sol e vá virando-os.
* Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.




Outras Dicas:
Para combater os ácaros, que atrapalham a vida de quem tem alergia, eu costumo misturar em um balde 1 litro de água, 50 ml de vinagre e 50 ml de álcool.

Passo a mistura em colchões e travesseiros e depois os coloco ao sol.
O cheiro do vinagre elimina os ácaros e o álcool faz com que evapore mais facilmente.


Na Cozinha
• Varra e aspire os assoalhos primeiro, limpando as migalhas e sujeiras antes de lavar com esfregões. Comece a lavar o chão a partir do canto mais distante da cozinha e vá lavando até chegar à porta.
• Utilize um pano na ponta do cabo do esfregão para chegar aos espaços estreitos entre os eletrodomésticos.
• Para amolecer a sujeira dentro do microondas, encha um pote de água e programe o microondas para a temperatura máxima durante uns minutos. O vapor irá amolecer a sujeira, que será limpa depois facilmente.
• Transforme num hábito a limpeza da sujeira imediatamente após ter utilizado o microondas, pois é nesse momento que a sujeira é mais fácil de limpar. Quando a sujeira seca e fica dura, é mais difícil de removê-la.
• Coloque as grelhas do forno num saco de lixo e borrife-as com um anti-gordura para limpá-las melhor.


Na Sala de Estar
• Enquanto estiver limpando, coloque a sua música preferida para tocar. Com uma boa música ritmada, você se divertirá e tornará o trabalho mais agradável.
• Arrume sempre primeiro a sala de estar, levando os pratos sujos para a cozinha e apanhando os brinquedos espalhados. Recolha os jornais para colocar no caixote do lixo para a reciclagem.
• Após limpar o pó, deixe que quaisquer partículas de pó e sujeira caiam no chão onde serão limpas pelo aspirador.
• O pano mais aconselhável para a limpeza do pó é o de algodão limpo e úmido. Para umedecer o pano, segure por um dos cantos e umedeça ligeiramente borrifando-o com água limpa. O pano deve ficar apenas úmido o suficiente para limpar o pó sem deixar veios de água na mobília.
• Quando estiver limpando as estantes, siga estes passos: primeiro levante e limpe o pó em cada objeto, em seguida limpe o pó da prateleira em cima e por detrás. Comece no topo da estante e siga para baixo.
• Nunca limpe o pó em uma lâmpada quente, pois causará a quebra da mesma.
• umedeça um pincel limpo e mole para remover o pó de portas com persianas, das teclas do telefone, teclado do computador, da mobília com relevos, etc.
• Para remover pêlos de animais em móveis, utilize um pano úmido ou luva de borracha.


No Quarto
• Convide os filhos para a limpeza de rotina, esta que criará bons hábitos de organização e reduzirá problemas causados pela lembrança de ter que limpar o quarto.
• Locais para guardar os brinquedos aos pés da cama dos filhos são indesejados: utilize caixas de plástico ou cestos.
• A decoração do quarto das crianças deverá ser de acordo com os seus gostos, pois assim eles serão encorajados a sempre manter o quarto organizado e limpo.

-Outras Dicas eu encontrei no site bombril, que acrescentam em nosso trabalho, como donas de casa e Rainha do Lar:


Conservação

Quando acabar de usar qualquer uma das Esponjas Sintéticas Bom Bril, lave-as bem em água corrente e coloque-as em suporte arejado.

Para maior durabilidade mantenha seu Bom Bril mergulhado num potinho com sabão pastoso. Assim ele dura mais.

Manchas-Você sabia que com o tempo as gotinhas de água vão manchando o box? ....Para evitar, basta passar rapidamente um dos Panos de Limpeza Bom Bril depois do banho, torcer e manter sempre à mão num canto do banheiro.

Para tirar manchas de batom, café ou chá das toalhas de mesa e dos guardanapos, deixe-os de molho em Detergente Limpol ou Limpol Gel e alvejante não clorado por no mínimo duas horas e depois lave normalmente.

Paredes pintadas com tinta lavável são facilmente limpas quando pequenas sujeiras ou manchas começam a aparecer. Marcas de dedos, de encosto de cadeiras, de lápis, de cocô de insetos e outras tantas são removidas com uma borrifada de Pratice Multiuso e em seguida secas com um pano bem limpo e seco.

Cozinha-Pias, talheres, maçanetas, torneiras e outras peças ficam lindos quando tratados com Sapólio Radium Cremoso aplicado no lado amarelo da Esponja Multiuso Bom Bril.

Dê brilho com um dos Panos de Limpeza Bom Bril, seco.

Para lavar facilmente frigideiras e panelas com revestimento antiaderente use somente a Esponja Antiaderente Bom Bril, específica para esse fim, combinando com Detergente Limpol ou Limpol Gel. Não utilize esponja abrasiva ou lã de aço.

Se gordura ou restos de comida estiverem grudados na panela de alumínio, não sofra! Deixe-a de molho com água fria ou quente com algumas gotas do Detergente Limpol ou Limpol Gel.

Para limpeza interna de geladeiras e microondas- não use esponjas abrasivas ou lã de aço. A Esponja Antiaderente ou os Panos de Limpeza Bom Bril com detergente Limpol ou Limpol Gel são ideais. Depois de secar, finalize com um pano umedecido (não encharcado!) com um pouquinho de vinagre para evitar aparecimento do mofo. Você pode também usar uma solução de água e bicarbonato de sódio, ótima para eliminar odores.Para deixar a pia de granito brilhando, aplique o Pratice 2 em 1 em toda a extensão e em seguida passe um pano bem seco.

Roupas e Vestuário-Se o ferro de passar roupas acumular resíduos na parte inferior, esfregue Bom Bril seco e depois uma flanela limpa. Atenção: o ferro tem que estar desligado e totalmente seco. Não use caso seu ferro seja revestido de teflon.Antes de aplicar o Amaciante Mon Bijou, dilua o produto na água, nunca coloque diretamente na roupa.

O mesmo vale para máquinas de lavar que não possuem o compartimento específico para amaciante.Seus biquínis e maiôs vão agradecer e durar mais se você usar algumas gotas de Amaciante Mon Bijou no último enxágüe. E lembre-se: não torça e deixe secar à sombra. Vai pingar no chão? Vai.

Coloque um balde sob a peça até parar de pingar. Imagine o ferro deslizando suavemente pela roupa, ao som de uma valsa. Essa é a sensação ao usar o Facilitador de Passar Roupas Mon Bijou. Tudo fica bem mais fácil. Experimente no jeans e veja o resultado final: parece que veio do tintureiro! Atenção: não deve ser usado em tecidos como seda, ok? (mas também seda passa tão fácil que não vai fazer a menor falta).

Para clarear roupas brancas -de tecido resistente a produtos clorados como camisetas, guardanapos e toalhas de banho, lave-as normalmente e depois deixe-as de molho em uma solução de água e Pratice Limpador Clorado por uma ou duas horas. Enxágüe bem. Cuidado com a roupa colorida - não deixe chegar perto, certo?

Para limpar tênis branco de couro - de couro mesmo, não pode ser sintético - use a Esponja Bom Bril Multiuso do lado amarelo com um pouquinho de Sapólio Radium Cremoso. Retire com um pano úmido e deixe secar à sombra.Cantinhos difíceisOutro bom uso para a velha escova de dente, é limpar as solas dos tênis que são cheias de reentrâncias, com um pouquinho dos muitos produtos da BOMBRIL: Limpol, Pinho Bril, Kalipto, Pratice Limpador Perfumado, Pratice Limpador Clorado. Enxágüe com cuidado para não molhar o tênis e deixe secar. Depois eles vão para o armário, limpinhos e cheirosos.

Sabe o que combina muito com o Sapólio Radium? Além das Esponjas e Panos Bom Bril, uma boa e velha escova de dente.

Experimente limpar o rejunte dos azulejos, a borda da torneira que fica encostada na louça na pia, enfim, os cantinhos mais difíceis de se chegar, esfregando a escova com um pouco do Sapólio Radium em Pó ou Cremoso. Fica uma beleza!

Animais de Estimação-Se a casinha do cachorro for de madeira, forre o chão com um tapete de borracha encorpado, assim será fácil quando quiser dar uma boa desinfetada. Use o Pratice Limpeza Pesada, deixe agir por 10 minutos e enxágüe. CheirosPara perfumar o ambiente, sempre aponte o jato de spray para o alto para que o produto caia de cima para baixo. Preste atenção se não existe alimentos ou qualquer outra substância ingerível na hora da aplicação.

Antes de dormir, coloque um pouquinho (use a tampa como dosador, é superprático) de Pinho Bril no vaso sanitário. Além de protegido contra germes e bactérias, seu banheiro estará novinho e perfumado na manhã seguinte.

Às vezes um cheiro desagradável sobe pelos ralos. Uma boa dica é jogar dentro deles Pinho Bril ou Desinfetante Kalipto. Deixe agir por uns 15 minutos e então jogue uma boa quantidade de água. Repetir se necessário.

Os recipientes de lixo que ficam dentro de casa devem ser usados de preferência com sacos plásticos. Mesmo assim precisam ser lavados para remover odores desagradáveis. Neles, use Pratice Limpador Perfumado. Para as grandes latas de lixo, que geralmente ficam do lado de fora da casa, use Pratice Limpeza Pesada.

Cola-Para tirar aquelas etiquetinhas (chatas!) de preço que vêm em copos, louças, panelas etcs e a cola que fica grudada, experimente embebê-las com Pratice Multiuso. Na maioria dos casos saem com facilidade.

No carro- Os Panos de Limpeza Bom Bril são excelentes para a limpeza externa e interna do carro. Outra boa dica é deixar um deles no automóvel substituindo a flanela ou para qualquer eventualidade.Carro perfumado? Ótima idéia! Coloque alguns Sachês do Mon Bijou sob os bancos e prepare-se: vão querer descobrir o segredo.Outro produto interessante para ter no carro são os Paninhos da linha Pratice. Nunca se sabe quando vai cair sorvete, chocolate, refrigerantes principalmente para quem tem criancinhas.

Decoração e Presentes-Forre uma caixa bem charmosa com tecido ou papel que combine com sua casa para guardar os frascos do Desodorizador No Ar. Ou simplesmente amarre em torno dele um lindo laço de fita. Coloque no seu banheiro e no lavabo. As visitas vão achar um luxo! Ah, que tal deixar um no seu carro?Todo mundo adora sachês. Que tal fazer um lindo pacotinho com alguns do Mon Bijou e dar de presente? Fazer um mimo para sua amiga, sua mãe, sua tia, sua sogra... Bom saber que...No Ar não possui CFC, o agente clorofluorcarbono, que destrói a camada de ozônio. Pode ser usado tranqüilamente. Uma ótima idéia, melhor, uma ótima atitude, é levar a latinha, que é feita de aço, para reciclar. É a BOMBRIL e você cuidando do meio ambiente!

Sempre que tiver dúvida onde e como utilizar qualquer produto de limpeza, teste antes numa pequena área escondida para certificar-se de que o material não será danificado.

Para um produto com ação antibactéria cumprir sua função eficazmente é preciso que ele fique no mínimo por 10 minutos agindo no local.

De tão famoso Bom Bril já saiu de casa, invadiu as passarelas e virou fashion: recentemente serviu como enchimento dos penteados das modelos em desfile de moda. Chique, não?

Claro que hoje ninguém mais vai usar o truque, mas vale como curiosidade, pois foi mania na década de 60 quando os penteados eram volumosos. Acredite, é sério, as mulheres usavam mesmo Bom Bril sob os cabelos! InsetosHum, que horror são as baratas! Você pode matá-las com Atak Mata Baratas, claro, mas deve também tentar evitá-las.

Nunca deixe restos de comida ou lixo acumulados. Nem dentro nem fora de casa. Baratas, moscas e mosquitos gostam é de sujeira. Portanto, mantenha tudo sempre limpo. Você tem a BOMBRIL com todos os seus produtos maravilhosos para ajudá-la nesta tarefa. E não arque com toda essa responsabilidade sozinha. Convoque o maridão. Ensine seus filhos, desde pequenos, a cuidar de suas coisas, a ajudar na arrumação e na limpeza. Nossa casa é uma comunidade e com a colaboração de todos a vida fica muito, muito mais gostosa. Você merece...

SAL

Dicas de como o sal pode ser útil na limpeza Você sabia que você pode limpar o seu tapete usando sal? O sal é um agente extraordinário de limpeza e desodorização para toda sua casa. Listaremos algumas receitas para soluções caseiras de limpeza que podem competir com muitos produtos comerciais atuais.

Encha o armário de sal e esteja pronto para enfrentar a limpeza mais difícil da sua casa.

Pias-

Faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja úmida.

Tapete-

As manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.Mancha gordurosaPara uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza a seco ou um detergente de enzimas.

Gordura-Remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.

Vinho tinto-Retire imediatamente toda a umidade do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Revitalize sua mobília-A mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.

Vime-Evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe secar no sol

.Madeira-Quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.

Estanho-O estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.

Metal-Para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo. Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.

TRAVESSEIROS

Cuide dos seus travesseiros

Qual a melhor maneira de cuidar dos travesseiros de plumas? Martha Stewart

Comece a manutenção com uma pitada de prevenção: conserve os travesseiros em capas protetoras com zíper.

Lave as capas mensalmente e afofe os travesseiros todos os dias para que eles voltem ao formato original.

Pelo menos duas vezes ao ano, lave os travesseiros no ciclo de roupas delicadas da máquina de lavar (somente lave-os a seco se for necessário para o tecido das capas).

Dissolva com água a metade da quantidade habitual de sabão líquido suave antes de colocar os travesseiros na máquina, lavando dois de cada vez para balancear a carga.

Não use alvejante, que pode danificar as plumas, ou amaciante – quanto menos produtos químicos melhor.

Coloque os travesseiros na secadoura juntamente com algumas bolas de tênis (para evitar que as plumas criem pelotas), acione o programa mais delicado e somente remova-os quando estiverem completamente secos – o que pode levar várias horas.

Cheque-os de hora em hora, apertando-os para sentir qualquer umidade residual, o que pode provocar mofo dentro dos travesseiros.

Se detectar umidade dentro deles, dê uma sacudida nos travesseiros e continue a secá-los. Não use toalhinhas de secagem.


MANCHAS DE CARRO

Manchas de Perfume-Como o cheiro já impregnou pelo interior do carro, o melhor é utilizar um neutralizador de odores ou mesmo aqueles “cheirinhos” para colocar dentro do automóvel.

Outra solução caseira é utilizar duas maçãs cortadas ao meio. Coloque duas metades nos assentos dianteiros e duas no banco traseiro.

O melhor seria fazer isso de noite.

Com o carro fechado por certo tempo as maças irão absorver o odor.

Manchas de Sangue-O sangue é uma das substâncias mais difíceis de remover, principalmente quando impregnando por certo tempo. Manchas de sangue seco podem ser muito difíceis de remover, mas uma solução possível é utilizar a seguinte receita: faça uma mistura com água morna, um pouco de detergente líquido e uma colher de amônia.

Remova a mancha esfregando a área afetada levemente com uma escova. Se não estiver resolvendo, utilize uma espátula e raspe com cuidado. Evite deixar muito molhado, se ocorrer isso, seque com um pano absorvente. Continue esse processo até que toda a mancha seja removida. Depois, com um pano umedecido apenas com água, remova os resíduos de amônia e deixe secar bem.

Manchas de Carpete-O forro de carpete geralmente é uma peça única que pode ser removida. Se estiver muito sujo, o recomendado é retirar e lavar com água e sabão, mas isso é melhor deixar para o tapeceiro fazer. Ele não vai estragar as borrachas de vedação das portas e vidros e também utiliza os produtos adequados. Se for pequenas sujeiras, você pode passar um limpador multi uso umedecido em um pano.

Manchas de Cremes-Esse tipo de mancha é a mesma que gordura, que pode ser de um lanche ou mesmo de um protetor solar. Para se livrar dessas manchas, aplique talco sobre a área afetada, deixe agir por alguns minutos e logo depois limpe com água quente e sabão neutro.

Manchas de Vômito-Qualquer coisa que caia no banco do carro é preciso ser limpo o mais rápido possível. Neste caso, por já ter certo tempo, a melhor solução é a limpeza pesada mesmo. Se você for fazer isso em casa, lembre-se de não encharcar os bancos para não deformar a espuma e evitar que surjam bolor e fungos. O recomendado é levar em uma empresa especializada, que, em alguns casos, pode até lhe emprestar um banco enquanto o seu fica lavando.

Manchas de Graxa-É o caso da gordura, porém a graxa deve ter deixado algum excesso. Se for recente é possível retirar com aplicação de talco sobre a área afetada. Depois é só lavar com água quente e sabão neutro utilizando um pano. Se essa mancha for mais antiga, o certo é a lavagem, mesmo assim não deve sair tudo, principalmente se o banco manchado continuou sendo utilizado.

Manchas de Mofo-Primeiro você deve lavar o banco que está com mofo. Lembre-se de não encharcá-lo para não deformar a espuma. Depois de limpo, deixe secar completamente antes de recolocá-lo no lugar. Talvez, por morar no litoral, você possa ter usado o carro com o corpo molhado do mar. Se isso ocorrer, o melhor é deixar o carro no sol e com os vidros e portas abertas. Se não for possível, seque o máximo que puder com secador de cabelos, sempre a certa distância, sem tocar no tecido.


AR LIMPO-A maioria de nós considera o lar um abrigo contra os problemas ambientais, e pode causar surpresa saber que o ar de nossa casa pode ser duas ou três vezes mais poluído que o do exterior. As causas dessa poluição são muitas e variadas, mas uma administração bem-feita do lar pode reduzir esses efeitos.

Gases tóxicos-A queima de combustíveis e outros materiais dentro de casa pode liberar gases potencialmente perigosos, como dióxido de nitrogênio, que irrita olhos e garganta, e monóxido de carbono, que em doses baixas pode causar dores de cabeça e fadiga, e em doses altas pode ser fatal. Não fume cigarro, charuto ou cachimbo dentro de casa, pois fazem mal à saúde e liberam toxinas, como o benzeno, que é um cancerígeno em potencial.Prefira aquecedores e fogões que tenham condutores de fumaça. Se você tiver aquecedores sem chaminé, assegure uma ventilação adequada. Crianças expostas a aparelhos a gás sem chaminé têm mais probabilidade de contrair bronquite.

Cuidado!Se a chama do gás de seu fogão estiver amarela, chame imediatamente o serviço de manutenção.

Verifique se aquecedores e fogões estão em boas condições.

Se a chama do gás estiver amarela, pode estar emitindo gases perigosos. Faça imediatamente a manutenção.

Sempre que puder, examine as chaminés e os dutos exaustores para verificar entupimentos e vazamentos.

Certifique-se de que as portas de fogões a lenha fechem bem.

Se a garagem for colada à casa, o ideal é ter uma antecâmara à prova de ar ou porta impermeável ao ar entre a casa e a garagem.

Os motores exalam vapores que contêm monóxido de carbono e benzeno.

O que não vemos-Muitos produtos de uso no lar, de tintas e vernizes até móveis e tapetes, emitem gases químicos. Tente não comprar móveis feitos de aglomerados de madeira, como chapas de compensados, de partículas ou de fibras de madeira, pois estas são geralmente feitas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Uma opção é selá-los com verniz atóxico para evitar que os gases escapem ou guardar num local bem ventilado por uma semana antes de instalar dentro de casa.Selecione materiais naturais em vez de sintéticos.

Muitas espumas e tecidos sintéticos emitem COVs.

Opte por materiais que não precisam de substâncias químicas, como a microfibra.

Compre produtos de higiene, cosméticos e perfumes sem substâncias químicas e fragrâncias sintéticas.

Evite sprays em aerossol, incluindo repelentes de insetos e sprays de cabelo, pois eles emitem uma névoa fina que é facilmente inalada.

Use produtos roll-on ou de bombear.

Tente não usar perfumes e sprays em áreas onde permaneça por longos períodos, como o quarto.S

e precisar disfarçar um odor desagradável, prefira uma alternativa natural ao desorizador de ambiente químico.

Óleo de melaleuca e de eucalipto são eficazes.Escolha materiais naturais ao construir, reformar ou decorar a casa.

Use tintas, vernizes e seladores à base de plantas.Ao comprar tintas, removedores, adesivos, combustíveis ou outros produtos químicos, leve a quantidade necessária, para evitar armazená-los em casa.

Mas se for preciso, guarde-os em lugar bem ventilado, de preferência do lado de fora.

Certifique-se de seguir atentamente as instruções de segurança e uso do fabricante ao utilizar produtos químicos, como agentes de limpeza, tintas, vernizes, seladores e adesivos.

Antes de remover camadas de tintas velhas de uma parede ou móvel, é bom procurar saber se a tinta contém chumbo.

Sabe-se que o chumbo causa danos neurológicos, especialmente em crianças.

Se a tinta estiver em boas condições, o melhor provavelmente é não mexer; caso isso seja mesmo necessário, chame um especialista para removê-la.

Mantenha todas as chapas, telhas ou painéis de amianto em boas condições ou, se precisar, peça a um profissional que os remova.

Partículas de amianto levadas pelo ar podem causar uma série de doenças de pulmão, até mesmo câncer.

A natureza também contribui para a mistura de poluentes com a qual convivemos: mofo, bolor, fungos, pólen, ácaros, bactérias das fezes de animais e insetos, partículas de saliva e de pêlos dos animais de estimação – todos proliferam em condições de umidade e podem ser levados pelo ar, desencadeando asma, alergias e outras doenças.

AtençãoTintas e vernizes são grandes fontes de COVs. -Sempre prefira produtos com baixos teores de COVs ou à base de plantas. Se a umidade for um problema, verifique a impermeabilização, se tiver uma, ou acrescente uma nova.

Se sua casa estiver sobre uma laje de concreto, peça a um especialista que verifique a impermeabilização embaixo dela.

Às vezes surgem buracos, deixando a umidade entrar em casa.

Um tratamento na superfície é normalmente a solução mais eficaz para esse problema.

Mantenha a estrutura de sustentação do piso e o sótão bem ventilados.

Você pode acrescentar novos respiradouros de metal prensado à estrutura de sustentação do piso. Para o sótão, use ventiladores “de telhado”, que usam a força do vento para extrair o ar viciado.

Elimine qualquer água estagnada ou superfície permanentemente molhada sob a casa ou perto dela.Se a ventilação não for satisfatória, use exaustores para retirar a umidade do ar dos banheiros e cozinhas.

Eles também podem ajudar a remover gases químicos emitidos por aquecedores, fogões, e móveis e materiais sintéticos.

Limpe e seque imediatamente os tapetes e materiais de construção danificados pela água ou então os retire. Materiais úmidos constituem terreno fértil para mofo e bactérias.

Mantenha limpos umidificadores e aparelhos de ar condicionado.

Os microrganismos que se reproduzem nesses lugares podem causar doenças respiratórias sérias.

Limpe as bandejas de evaporação desses aparelhos e das geladeiras regularmente.

Mantenha os animais de estimação limpos e livres de infestações de insetos.

Dica para evitar o ácaros:

-Se precisar de carpete, escolha um de fibras naturais e peça ao instalador que use métodos mecânicos em vez de adesivos.

Limpe, tire o pó e ventile a casa regularmente para reduzir pólen, ácaros, além de escamas da pele, fezes e pêlos dos animais.

Os ácaros não toleram água quente ou vinagre, assim limpar as superfícies com uma solução de vinagre quente é uma boa maneira de se livrar deles.

Areje camas, colchões e roupas de cama regularmente.

Lave as roupas de cama em água quente ou pendure-as ao sol por 3 horas para eliminar os ácaros, o mofo e o bolor.

Se você ou alguém em casa sofre de alergia ou asma, tente remover os tapetes e outras peças de mobiliário que possam atrair ácaros.

Alternativas mais saudáveis de revestimento de assoalho incluem tábua corrida, cortiça, linóleo e cerâmica.

Durma com a janela aberta, se for seguro.

Você passa longos períodos no quarto expirando dióxido de carbono e vapor d’água, então é uma boa idéia deixar que entre ar fresco o máximo possível.

A verdade sobre compostos orgânicos voláteisUsados na produção de muitos artigos para o lar, os compostos orgânicos voláteis, ou COVs, continuam a evaporar ou “emitir gases” no ambiente por anos.

Muitos são tóxicos e suas emissões podem causar uma série de doenças, desde irritação nos olhos até fadiga e tonteira; alguns, como o benzeno e o formaldeído, são potencialmente cancerígenos.

Vários países desenvolveram programas de rotulagem que indicam os níveis de emissão dos produtos para os consumidores, mas esses programas não existem no Brasil.

A identificação de produtos mais seguros é, portanto, extremamente difícil e a melhor estratégia é, sempre que possível, comprar materiais naturais não tratados.

Radiações do malFontes de energia elétrica e aparelhos elétricos criam campos eletromagnéticos. Pesquisas sugerem que esses campos podem estar associados ao risco maior de certos tipos de câncer e ao mal de Alzheimer.

Minimize os riscos.Reduza o número de aparelhos ligados ao mesmo tempo. Não se sente perto de aparelhos por longos períodos. No quarto, remova os aparelhos desnecessários ou tire-os da tomada antes de dormir, principalmente os que têm transformador integrado. Não durma com a cabeça perto de uma fonte de energia elétrica ou de um aparelho (mantenha o despertador a cerca de um metro de sua cabeça, por exemplo).

Não ponha sua cama junto a uma parede que tenha aparelhos do outro lado. Escolha um computador com tela de cristal líquido, que emite menos radiação e usa menos energia.


Como limpar paredes e tetos
A limpeza freqüente das paredes e dos tetos irá deixá-los parecendo novos e irá prorrogar a necessidade de uma limpeza mais pesada.

Geralmente, as paredes e os tetos são pintados com tinta de látex (tinta à base de água) ou alquídicas (tinta à base de óleo).

O látex é lavável e as tintas alquídicas, além de serem laváveis também são duráveis.

Os dois tipos têm quatro acabamentos: fosco (para paredes e tetos), acetinado (para portas e batentes), semi-brilho (para paredes) e brilho (para paredes da cozinha e do banheiro).

Você pode limpar as paredes pintadas com limpadores de uso geral.Neste artigo vamos abordar vários tipos de superfície.

Limpador para paredes e tetos pintadosMisture 1/2 copo de vinagre, 1 copo de amônia, 1/4 copo de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água quente.

Cuidado: use luvas de borracha e trabalhe em uma área bem ventilada ao usar essa solução. Aplique na parede com uma esponja e enxágüe com água.


Limpeza Animal!
Manter um bichinho em casa exige higiene constante.

Veja as melhores maneiras de garantir seu lar sempre perfumadopor Lígia MenezesCachorro• Local do banheiro Um lugar no quintal ou num canto sem muita circulação de pessoas pode servir de banheiro para seu cão. Mas não basta selecionar o local. É preciso ensiná-lo a fazer as necessidades lá.

Para isso, há uma alternativa simples: forre a área com jornal e leve-o para esse espaço sempre que urinar em outro local. Em pouco tempo, ele estará treinado!

• Limpeza esperta Com uma pá, recolha a sujeira do jornal e jogue no vaso sanitário ou num saco de lixo. Usando uma luva, remova o papel e prepare-se para higienizar o chão. Junte um copo (americano) de água sanitária com 5 litros de água, passe e seque com um pano. Faça isso pelo menos uma vez ao dia para evitar odores ruins. A limpeza do xixi é bem parecida com a anterior. Use luvas e limpe com a mistura de água sanitária e água. Enxagüe com água e seque.

• Sujeira no carpete Se a sujeira for em tapetes ou carpete, combata primeiro o odor, adicionando meio copo (americano)de vinagre branco em um balde com água. Esfregue com uma escova de cerdas duras e deixe secar. Finalize passando um pano com removedor.

• Casa e pote de comida e água Lave a casa de seu amigo com água quente a cada dois meses. Limpe também os recipientes com água quente e sabão.Gato Cada bichano deve ter sua própria caixa de granulado sanitário, vendida em pet shops, onde ele fará as necessidades. Recolha os dejetos diariamente e troque os grãos uma vez por semana. Para facilitar o trabalho, forre a caixa com jornal e, na hora de limpar, retire a folha com a areia. Você pode até deixar um mesmo recipiente para dois ou mais gatos, mas lembre-se de trocar a areia com freqüência maior, ao menos duas vezes por semana.

• Cheiro bom Resista à tentação de borrifar aromatizador de ambiente perto do banheiro do gato. Além de correr o risco de ele não gostar do odor e abandonar a caixa, a mistura pode ficar ainda pior. Para deixar a casa com cheiro de perfume no ar, há três passos a seguir:

1) Coloque o recipiente em um local onde haja pouca circulação de pessoas e com boa ventilação.

2) Lave-o regularmente, com bastante água e sabão e seque com um pano.

3) Polvilhe no fundo uma camada fina de bicarbonato de sódio, vendido em supermercados. Só depois cubra-o com a areia ou o granulado absorvente.

Troque quando o cheiro ruim começar a dar os primeiros sinais.HamsterPonha jornal na base da gaiola e troque-o a cada dois dias.

Na ocasião, limpe as grades com álcool. Você também pode comprar serragem em pets shops e colocar no canto onde os animais urinam e remova quando estiver suja.

Uma vez por mês, lave as rodas e as grades com água e sabão. só não se esqueça de secar bem antes de devolver o bichinho.

Pássaro

-Diariamente, retire a folha de jornal que cobre a bandeja da gaiola.

Aproveite para fazer a limpeza dos potinhos: lave o prato e o bebedouro com água fervente. Não use sabão, pois os pássaros são muito sensíveis!

Uma vez por semana, acomode-o em outro local e, nas grades, passe um pano com álcool. Não use produtos à base de amoníaco, que podem fazer mal ao animal.Conteúdo do site Viva!

M

ais Com uma variedade imensa de argamassa pronta no mercado, você mesma pode aplicar ou reparar o acabamento das paredes do banheiro, da cozinha ou da área de serviço.

Para dar um trato no rejunte, basta seguir estes passos:

1. Com uma chave de fenda na diagonal, retire todas as partes do rejunte que estiverem soltas ou trincadas. Se for a primeira aplicação, pule para a segunda etapa.

2. Escolha a argamassa e prepare a mistura de acordo com as instruções do fabricante.

3. Limpe a parede com uma escova úmida. Usando uma espátula ou a sola de um chinelo de borracha velho, comece a preencher as juntas com a massa.

4. Faça movimentos circulares em toda a superfície com a ajuda de uma esponja úmida, removendo do azulejo as sobras de argamassa. Tome cuidado para não afetar o rejuntamento já pronto. Complete a limpeza passando uma estopa seca no local. 5. Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso das juntas. Aguarde uma hora e limpe a superfície com um pano limpo. Após dois dias, lave os azulejos. Seu azulejo ficará com cara de acabamento novo!Conteúdo do site Viva! Mais


limpeza Caprichada
Faça uma limpeza caprichada

• Para o dia-a-dia, basta esfregar uma esponja com água e sabão, e um pano seco para secar. Para soltar a gordura, use bicarbonato de sódio com vinagre de maçã.

• As bocas do fogão ficarão como novas se você fervê-las em água misturada com sal, vinagre e sabão em pó. Espere esfriar, esfregue com uma esponja e enxágüe.

• Riscos no tampo de inox costumam sair se você passar fluido de isqueiro no local, com um pano macio. Depois, lustre com uma flanela.

• Os botões do painel de controle devem ser retirados para tirar a gordura que se acumula em volta. Dê brilho com um pano seco.

• Algo derramou no forno e ficou cheirando a queimado? Então, com o forno frio e sem as grades internas, coloque lá dentro um pires com ½ xícara (chá) de amoníaco. Deixe agir por cerca de uma hora e limpe bem com um pano úmido.

• O excesso de gordura do forno é eliminado com um pano úmido ou uma esponja macia. Isso deve ser feito com o forno ainda morno. Não precisa esfregar muito.

• Nunca use para limpar o forno materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas ou produtos à base de silicone


Tchau, sujeira!
Tchau, sujeira!O jeito certo de deixar cada pedacinho da sua casa um brinco. E sem desperdício...Isabel Malzoni

PISOSCarpete de madeira-Para o dia-a-dia, um pano umedecido basta. Uma vez por mês passe 50 ml de querosene diluídos em 5 litros de água.

• Proibido: cera ou verniz, detergentes e vassouras de piaçava.

Cerâmica-A limpeza diária leva apenas água e detergente neutro. Dica: seque bem após a limpeza.

• Proibido: ácido para limpeza.

Azulejos-Para tirar o mofo, passe um pano umedecido com álcool e enxagüe.

Se o problema é o rejunte, misture um copo de água sanitária em 1 litro de água e use uma escova de dentes para esfregar.

Melhor só se deixar de molho com vinagre branco e água por alguns minutos.

• Proibido: objetos cortantes para raspar o mofo.

TAPETES E ESTOFADOS-Passe aspirador semanalmente no sentido da trama, sempre com o bocal liso para não agredir as fibras. Se caiu alimentos, tente tirar sem esfregar.

Se a mancha for de bebida, coloque um papel absorvente em cima e embaixo do local.

Limpe com sabão neutro.

• Proibido: molhar em excesso ou escovar com força.

PAREDES E PORTAS-Tintas acrílica, esmalte e à base de PVA pedem esponja macia e detergente neutro.

Deixe a espuma agir por uns minutos e limpe com pano úmido.

Paredes foscas ficam mais manchadas: limpe na mesma hora.

• Proibido: álcool e desinfetante.

ELETRODOMÉSTICOS-FogãoTire a gordura com pano embebido em água e vinagre. Sabão neutro ajuda, tanto nos modelos de inox quanto nos esmaltados.

• Proibido: palha de aço e produtos abrasivos.MicroondasLimpe com pano e álcool após tirá-lo da tomada.

Se tiver com odores, ferva, no aparelho, duas xícaras de água com suco de limão e deixe descansar.• Proibido: palha de aço.

Máquina de lavar-Limpe por dentro a cada dois meses.

Ligue-a como se estivesse cheia, mas com apenas meio litro de alvejante dentro.

• Proibido: produtos abrasivos.LOUÇAS SANITÁRIASBanheiras e piasEsfregue limão e deixe repousar por meia hora — se estiver amarela.

Então, passe sabão com palha de aço e enxagüe bem.

Proibido: produtos de limpeza muito concentrados.

LIMPEZA DOS BANHEIROS
Azulejos Limpos
• Limpeza de pedras ornamentais
• Deixe suas roupas limpas, sem usar a máquina de lavar As receitinhas são inúmeras e cada um adota um método diferente. Bucha, sabão, água sanitária, detergente, cloro, entre tantos outros produtos compõem a lista "mágica" da limpeza dos azulejos.
Há quem prefira contar com receitas caseiras, como a que utiliza água morna com vinagre branco e, no rejunte, passa aquela escovinha com cloro.
Por outro lado, a indústria de acabamentos investe cada vez mais nos produtos que livram a dona-de-casa do esfrega-esfrega na parede.
Ao contrário do que todo mundo pensa, "a manutenção dos azulejos é simples", garante
o especialista no assunto, Jonas Pinto Braga.
Isto porque há uma infinidade de detergentes e ceras próprias para os azulejos. Conforme orienta Braga, desde a construção até o acabamento, há medidas que podem ser tomadas para manter a casa brilhando.
"Para os rejuntes podem ser usados impermeabilizantes, que evitam a formação de limo e o acúmulo de sujeira", esclarece.

O brilho dos azulejos pode ser conservado através de ceras e detergentes especiais, encontrados em casas especializadas.

No caso de quem não está construindo, mas deseja acabar com a sujeira em cômodos mais velhos, há também solução.

"Para obras antigas, pode ser usado o detergente clorado, que limpa o rejunte e dá brilho na cerâmica", orienta o gerente de uma loja de acabamentos José Carlos Vidigal.

Nem tão modernos assim-Se a conservação dos azulejos na sua casa não é feita periodicamente, você terá que trabalhar mais um pouquinho para obter as facilidades que os especialistas citam acima.

A famosa combinação cloro e esfregão são alternativas para retirar a gordura e a sujeira concentrada na quinas e áreas próximas a pias e espelhos.

Os produtos à base de amoníaco e álcool são usados para a limpeza mais pesada. Para os cantinhos, são indicados "tira-limos", encontrados nos supermercados e lojas do ramo.

A velha escova de dentes entra na jogada, somente para espalhar o produto e, após alguns minutos, você pode enxaguar.

É importante não ultrapassar o tempo indicado no rótulo, para evitar uma aparência artificial no rejunte.

Em casos extremos, de muita sujeira e gordura impregnadas, é indicada a raspagem do rejunte, além do removedor. Para isso, utilize uma estopa e dilua o removedor na água, na proporção de 1 para 3, aplicando sobre as paredes. Sempre siga as instruções indicadas no produto.

Receita caseira para limpar o azulejo.

Faça uma mistura de:
• 1/2 xícara (chá) de vinagre branco
• 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
• 1/2 de amônia em um litro de água Misture bem e passe nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lave normalmente com água e sabão. ________________________________________

DIA A DIA
- Determine que ela verifique o estoque de papel higiênico, pasta de dente, shampoo, sabonetes e cotonetes, cuidando para que sempre haja itens sobressalentes no armário do banheiro; - Peça que recolha a roupa a ser lavada dos cestos;
- Estabeleça prazo para lavagem dos ralos.

DICAS limpezaHigienização:
Lave o chão do banheiro e o vaso sanitário com uma mistura de água e amoníaco ou limpador multiuso. ( Uma mistura de 1/2 xícara de água sanitária, 1/4 xícara de vinagre branco, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e 5 1/2 litros de água morna também é um ótimo produto para lavar o chão).

Limpar rejuntes:
Misture em um balde um litro de água e meio copo de água sanitária ou alvejante. Molhe a escova na mistura e esfregue os rejuntes, um a um.
Jogue água limpa em toda a área do piso ou azulejo.
Se ficarem resíduos de sujeira, aplique vinagre branco e água e espere alguns minutos.
Esfregue a superfície com escova macia.
Lave a superfície com água limpa e seque-a com pano.
Para o rejuntamento não ficar encardido, faça essa limpeza a cada 15 dias.


Tirar manchas de bolor em banheiro-
Em um balde, misture uma colher de sopa de detergente, um quarto de produto alvejante (água sanitária) ou anti-séptico e três quartos de água.
Aplique a mistura diretamente nas paredes, teto, cortinas ou outras partes afetadas e deixe agir por 5 a 10 minutos.
Vista luvas nas mãos e esfregue a área com uma esponja molhada em um pouco de água.
Se precisar limpar as arestas entre os azulejos, use uma escova de dente velha.
Enxágüe bem e passe um bactericida ou fungicida na área, deixe agir por 5 a 10 minutos para "matar" o que sobrou dos fungos Enxágüe bem e abra as janelas e portas para arejar o ambiente e secar.
Para evitar que o mofo volte a aparecer, é preciso arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo.

Por isso, abra as janelas do banheiro diariamente, principalmente as do box (chuveiro).
Atenção: Não deixe que a mistura usada para retirar o mofo entre em contato com tecidos ou carpete.
Limpe os sapatos que você estiver usando, antes de sair do banheiro e pisar em outro ambiente da casa.

Vaso sanitário-Use desinfetante e escova. Se tiver manchas amarelas passe uma esponja umedecida com pó de mármore (comprado em marmorarias)

• Proibido: produtos de limpeza muito concentrados.

VIDROS E ESPELHOS-EspelhosEvite embaçamento esfregando com sabão de lavar roupa seco.

• Proibido: mergulhar em água, pois prejudica a prateação.

Vidros-Passe papel absorvente para tirar a sujeira.

Depois, lave com água e sabão neutro. Esfregar jornal pode evitar que fique engordurado.

• Proibido: lavar os vidros ao sol, pois ficam manchados.

Não basta brilhar, tem de estar cheiroso!

• Está difícil tirar o cheiro da cozinha? Ponha bagaços de limão na água usada para enxagüar os pratos. Esfregue o mesmo bagaço também nas panelas usadas.

Geladeira fedida? O jeito é deixar uma xícara de pó de café lá dentro.

• O cigarro empestiou? Mergulhe uma esponja no vinagre branco, coloque em um prato e deixe num canto da sala. Em locais menores, use uma maçã furada com garfo.

• Tirar o odor ruim de talheres é tarefa para uma batata crua. Esfregue-os antes de lavar.

• Vaporizar um pouco (bem pouco) de perfume nas lâmpadas das salas, banheiros e quartos, quando acesas, exala um aroma agradável, que só aumentará o seu prazer de ter a casa limpa.


Ferrugem
Como tirar ferrugem pregos, ferros, trincos etc...Coloque as ferramentas numa bacia pequena ou panela. Acrescente a Coca-cola mesmo quente até que cubra todo o metal.Deixe de molho por 6 horas ou mais, depois é só lavar e secar. Pronto saiu toda a ferrugem!

Limpando Ferro Elétrico
Apesar do ferro a vapor ter invadido o mercado, muitos ainda usam o ferro elétrico e se valem daquele velho sistema para limpa-lo, vela e isso funciona na hora, mas mal você acabou de passar suas roupas, já tem uma crosta de sujeira grudada na base do seu ferro.Jamais use produtos abrasivos, como palha de aço, bombril, sapólio.Proceda desta forma:Com o ferro desligado da tomada e frio, limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.Seque-o bem com um pano macio e então passe um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco. Fica como novo!


Forros de gesso ( Tetos )
Em forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar.Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso.Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Para evitá-lo, mantenha as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.

Como Limpar o Tampo ( Mesa ) de Inox do Fogão?

* A limpeza normal deve ser feita com água, sabão neutro e uma esponja de náilon, macia, depois de cada uso.

* Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando detergente comum.Atenção: Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes de inox do seu fogão, de pias, cubas, enfim qualquer objeto de inox, porque além de arranhar, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas, que não saem nunca mais.

* Você pode também usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã. Lavar normalmente e secar com um paninho macio.

* Manchas de Água em Inox - utilize álcool ou vinagre branco. * Para Tirar Riscos – passar um pano macio, embebido em fluido de isqueiro, sobre os riscos, esfregando delicadamente. Repetir a operação se necessário e depois dar brilho com uma flanela.Nunca usar materiais abrasivos como palhas de aço, saponáceos, etc.Após a lavagem, passar pano com álcool para devolver brilho natural ao aço inox.

* Se o inox estiver velho, opaco – lave com sabão em pó (esta dica serve para qualquer peca de inox).

* Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã

* E se você tiver panelas de Inox – uma pouco de farinha de trigo numa flanela e passe delicadamente na panela, é ótimo polidor para panelas de inox.

MOFO


ARMÁRIOS Umidade - Semanalmente, abra as portas e gavetas e deixe circular o ar.

Para sugar a umidade já existente no armário, espalhe giz escolar ou pedaços de carvão.

Verifique se não existe nenhuma infiltração na parede em que o móvel está encostado.

Se houver, nenhuma dica funcionará.

Chame um profissional e, até que o problema seja resolvido, deixe o armário afastado 5 cm da parede.

Mofo - A melhor forma de se evitar o mofo é fazendo uma limpeza constante no armário.

Esfregue um pano úmido no móvel, especialmente nos cantos, e deixe as portas abertas até secar.

Caso seu armário já esteja com manchas de mofo, a receita ideal para retirá-las é passar uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, nos locais atingidos.

CÔMODOS-Umidade - A regra principal para evitar este problema é ter uma boa ventilação nos cômodos. Abra portas e janelas ou deixe o ventilador ligado por algum tempo.

Dê atenção especial ao banheiro e cozinha, pois o vapor quente ajuda a criar umidade.

Para eliminar de vez este mal, você também pode substituir carpetes e cortinas que abafam. Troque-os respectivamente por pisos frios e persianas.

Mofo - Se o mofo já estiver instalado, use a mistura de água com vinagre, na mesma proporção, e esfregue o local atingido.

Para limpar azulejos, você pode utilizar cloro diluído em água (na mesma proporção), deixando a mistura agir por cinco minutos. Depois, é só enxaguar.

Outra dica e usar limpa limo... Depois, é só enxaguar.

O bolor insiste em permanecer?

Esfregue a superfície com uma escova de náilon.

É tiro e queda!

ROUPAS-Umidade - Guarde suas roupas no armário somente quando estiverem completamente secas.

Nunca deixe as peças armazenadas dentro de sacos, pois estes impedem a circulação do ar.

Roupas guardadas dentro do armário por muito tempo devem ser lavadas mesmo que estejam limpas.

Peças pesadas como casacos, agasalhos e couro devem ser expostas ao sol por algumas horas a cada seis meses.

Mofo Em tecidos que não sejam delicados, esfregue o local com uma mistura de sal, vinagre branco e sumo de limão e coloque no sol.

Roupas brancas devem ficar de molho em água sanitária.

Nas peças coloridas, umedeça o local com suco de limão e água.

Tecidos sintéticos ou delicados, como a seda, devem ser lavados com leite e, depois, com água e sabão neutro.\

LIVROS E ESTANTES-Umidade - Escolha estantes abertas que permitam uma boa circulação do ar e coloque o móvel longe de encanamentos.

Para garantir que os livros ficarão protegidos contra a umidade, espalhe pedaços de algodão embebidos em terebentina, trocando-os após dois meses.

Outra solução é colocar cal virgem dentro de vidros com boca larga até a metade do recipiente. A cal deverá ser trocada a cada seis meses.

Remover mofo de livros é uma tarefa delicada.

Pegue uma escovinha macia, passe um pouco de vinagre e esfregue delicadamente, tomando cuidado para não manchar as páginas. Espere secar muito bem para só então guardá-lo. Mas se o problema do mofo é na estante, passe a mistura de água e água sanitária (na mesma proporção).Ana Paula Vieira


Anote as dicas caseiras Mofo no armário:

• Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas.

• Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.

• Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários.

• Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana. Mofo nas paredes:

• Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.

• Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.

• Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede. Mofo nas roupas:

• Nunca armazene roupas em sacos plásticos

• No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária

• Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão

• Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água

Escovas e pentes de cabelo Escovas e pentes podem ser limpas submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.

Na limpeza dos box de vidro temperado, esfregue com uma esponja umedecida em vinagre branco: ficarão brilhando...

Para retirar o cheiro de mofo do armário

Ferva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até três horas.

Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel.

Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem. (Manchas de mofo do armário, veja em "Manchas").

Guarda-roupas:

• Vestidos ou roupas brancas que irão ficar guardadas por algum tempo, ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo.

• As roupas de lã ou de peles são facilmente atacadas pelas traças; evite o aparecimento delas, tendo dentro do armário algumas folhas de jornal, ou qualquer papel impregnado de tinta de imprensa.

• Espalhe também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão e naftalina.

• Como Evitar: Cheiro de Mofo dentro do Guarda-Roupa - Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.

Umidade dos Armários - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.

Para evitar que a roupa se impregne com o cheiro de úmido, deixe secar por uns dias, cascas de laranja ou cidra e coloque-as no roupeiro.

■ Para limpar os azulejos, use uma esponja com água e detergente. Nas juntas, aplique uma mistura de água sanitária e sabão em pó. Por último, enxágüe e, com um pano, seque bem. Não esqueça de usar luvas!

■ No chão, use a mistura de um copo (requeijão) de bicarbonato de sódio, outro de vinagre, meio de sabão em pó e um de amoníaco, adicionados à um balde de água quente. Aplique com rodo e um pano.

■ Para retirar manchas do box e limo (aquele círculo verde-esbranquiçado que se forma dentro do vaso sanitário), utilize vinagre branco: embeba um pano no líquido, deixe-o sobre a mancha e, após alguns minutos, esfregue delicadamente o local com o mesmo pano.

■ Caso haja cortina no box, esta deve ser retirada e limpa separadamente. Deixe-a de molho em uma mistura de água morna e sabão, por uma hora. Em seguida, esfregue-a, retirando o excesso de gordura. Use a mesma técnica em tapetes de borracha.

■ Para finalizar, coloque um pouco de desinfetante perfumado no ralo.

■ Limpe vidros e espelhos com a seguinte solução: 45% de água, 45% de álcool e 10% de amônia. Coloque-a em uma embalagem com bico borrifador. ________________________________________

Umidade dentro dos armários e gavetas-Passe em todo interior do armário, das gavetas, do guarda roupa, um pano molhado em ½ copo de vinagre branco, ¼ de essência de alfazema (se compra em casas de essências, farmácias homeopáticas e casas de produtos naturais), passe muito bem por todo interior do móvel.

Deixe-o aberto até secar e repita esta operação, quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidadeAtenção:

Se o seu móvel for encerado, depois de bem seco, encere com cera comum de pisos incolor.

Se o mofo já estiver instalado e for móvel de madeira, se tira com querosene.

Pode também, pendurar dentro de um armário uma meia velha contendo serragem; fazer saches de cal, um amarrado de giz branco; ou furar uma lata com vários furos na tampa contendo um pedaço de carvão; ou ainda colocando pedaços de cânforas (cânfora se compra em farmácias).

Repelente de traçasTodos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.

Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma.

Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os saches recheados de folhas picadas servem como repelente.

Fazendo sache:

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários.

Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

Gavetas emperradas-

Se você tem em casa aquelas gavetas que não correm para a frente quando você puxa, ou correm tortas, aplique com um pano uma boa camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina (que você pode comprar em casas de artesanatos), nos trilhos deslizantes que ficam nas laterais da gaveta, retire o excesso e pronto, recoloque a gaveta no lugar.

44 comentários:

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER COMO TIRAR O CHEIRO DE PERFUME DO VIDRO ANTIGO..? PRA REUTILIZA-LOS.. ME AJUDEM ME MANDEM UM IMAIL POR FAVOR..LLEINA_01@HOTMAIL.COM

Ziane disse...

como faço para tirar o encardido de piso branco que perde o brilho? .. já tentei de tudo tanto que a cerâmica nem tem mais o brilho de antes e agora que suja ta muito encardido...

Regina Lima disse...

O vinagre é ótimo para tirar cheiros fortes, lave com água e detergente, deixe de molho no vinagre e água por 6 horas, usando a mesma medida de vinagre e água. Se permanecer repita.
o cheiro sairá

♥IVETE♥ disse...

Estamos c um filhotinho de cachorro, moramos em apto, e temos forraçao, o bichinho ja fez xixi em todos os lugares possiveis e esta insuportavel o cheiro forte de urina. Já usei alcool, vinagre, aromatizantes,produtos de limpeza e o cheiro persiste.Por favor uma dica.Agradeço!

Regina Lima disse...

Olá Ivete...Eis aqui umas dicas....
Primeira coisa a se fazer quando se trazemos um animalzinho para nossa casa, é arrumar um local apropriado para ele, banheiro, lavanderia... nunca deixe ele solto pela casa, porque ele não saberá onde tem que fazer suas necessidades. Segundo é comprar um pipidog ou tapete higiênico para ele. tem que ter paciência mas ele aprende. Depois que ele já sabe onde faz, apartir daí que ele pode ficar solto pela casa. assim eu fiz com a minha Meg. E deu certo.
Agora quanto a limpreza....o que tira cheiro é lavar mesmo com sabão neutro, ou líquidos, com um pouco de água sanitária. Outra maneira é removedor. Umedece um pano com removedor, e limpe como se fosse à seco. Use dois panos para limpar e outro para secar, esfregando com força somente no local. Espero que dê certo...Já fiz e consegui...Mas depende do seu tecido.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que se usa para tirar lodo do box, aquela coisa preta nojenta que fica no rejunte entre parede do box que enconsta no chão - o que posso fazer para evitar isso? Qual a melhor maneira de limpar? Outra dúvida sempre tive - bicarbonato de sódio na receita de um bolo é para que este não mofe? Meus bolos de maçã após 04 dias já estão mofados, o que posso fazer? Grata.

Anônimo disse...

Deixei pingar em uma blusa tinta p/carimbos. Coloquei tira manchas e lavei mas nõ saiu. Vcs tem alguma dica p/salvar minha blusa (vermelha de malha)?

Me, Myself and time disse...

Eu fui limpar um microondas, e sem querer limpei do lado errado da bucha (o verde )
e a tela do microondas é de plastico. O resultado foi arranhões, oque posso fazer sem ter que gastar muito ?

Grata

Anônimo disse...

Como retirar a marca da costura de um vestido de veludo preto. Um modo caseiro.
Obrigada.
Norma

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber como e que eu posso tirar aquelas manchas que fica no vaso sanitario.

Manuela Ferreira disse...

Olá,
Preciso de ajudar urgente! Meu cachorro faz sempre que consegue xixi no colchão, não sei mais o q fazer, não tem mais limpeza q resolva as manchas e o cheiro no colchão. Tem alguma alternativa p xixi de cachorro ja seco? estou prestes a jogar o colchão fora!

Anônimo disse...

Oi!

Gostaria de saber, como faço para tirar mancha de boloro, de casaco de couro, bolsas de couro, sapatos de tecidos e de couro?

Anônimo disse...

18 setembro,2011
oi
gostaria de saber como faço para tirar manchas da parede, é como se fosse ferrugem ,pois molhou muito a parede ai deu essas manchas ?

Anônimo disse...

Olá, Parabéns por esse espaço tão vasto de "conhecimentos do lar"!
Mas ainda possuo dúvidas. O problema é que recentemente levei ao microondas um pedaço de lazanha (industrializa, portanto mais gordurosa que o normal)em um recipiente que havia comprado, sendo este propício para uso em microondas. O resultado é que eles (que eram transparentes) estão beeeeem amarelados, (quase vermelhos)¬¬. Até já deixei de molho com detergente , esfreguei, mas nada resolve... O que fazer ?

Anônimo disse...

como faço para limpar estofados da cadeira da sala de estar que estao manchadas?

Anônimo disse...

lavei uma camisa malhada azul e branca e o passarinho fez coco nela e secou. o que faço para tirar essa mancha. meu e-mail é adriana@monteiroaranha.com.br

Anônimo disse...

como faço para tirar riscos de caneta e lápis de cor das paredes?

Anônimo disse...

Me ensinaram a colocar atilio,são de borracha nos cabides de roupas para elas ñ escorrgarem,o pior que grudaram nas roupas quero saber se tem algo para tirar....

Anônimo disse...

veja essa idéia e se gostar recomende!
visite nosso link e deixe sua opinião sobre o nosso exaustor.

http://www.youtube.com/watch?v=-96JOxKmmuc

Anônimo disse...

lavei o banheiro com sabão em pó , água sanitária e um pouco de água mais demorei para tirar e manchou o azulejo a pergunta é: Como tiro essa mancha?

Anônimo disse...

BOA TARDE!!!
GOSTARIA DE SABER COMO SE FAZ PARA TIRAR O CHEIRO DO COLCHÃO QUE O CACHORRO FEZ COCÔ.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber como prevenir ou mesmo retirar manchas amarelas de sapatos brancos.
Posso usar o sal como foi sujerido para moveis?!
(...)Vime-Evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe secar no sol.(...)

Anônimo disse...

como fasso para tirar arranhoes de venezianas qu foramestragadas na hora da lavagem pela a bucha ?

Anônimo disse...

passei veniz no meu chinelo mas ele nao seca fica coletento como posso fazer pra tirar
meu imail

alinierafaela@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu forno de microondas está com umas manchas amarelas que não consigo tirar com espojna e detergente, neitro. Consigo ainda eliminar essas manchas??? como???
Wanuza Haubert

Anônimo disse...

Ola, como faço pra tirar aquela mancha preta de gordura que fica na chapa de sanduiche , qual o produto que eu devo usar? obrigada Dalva do rj

Anônimo disse...

Ola sou eu de novo, Dalva do rj. A chapa nao e totalmente liza ela era cinza . obrigada meu imail barbosa dalva @bol.com.br

lunacrochê disse...

OI Regina Bom Dia!
Menina que blog maravilhoso, se você permitir.
Irei indicar seu blog as minhas amigas do blog.
Hoje estava procurando na net,como tirar manchas de sangue do meu colchão.Infelizmente você sabe como e né aqueles dias que temos.(um saco kkk).E a minha cama e novinha ai estressei e tenho que dar um jeito.Ai achei você(adoro essa internet kkk).E nossa encontrei outras dicas de necessidade de uma dona de casa..Muito obrigado por nos ajudar.Como vê meu blog e de crochê amo crochê.E agora com sua ajuda minha limpeza ficará melhor do que já era..Já estou te seguindo.Quando puder dá uma passadinha lá no meu blog vou adorar ter sua visita.E muito obrigado de novo..

Anônimo disse...

gostaria de saber como tirar manchas de desodorante e suor das camisas do meu marido
ja agradeço.

Caelbaby disse...

Para todas as mamães, que compram carrinhos de bebe fora do pais e não acha assistencia técnica no brasil deixamos uma dica.

Procurando assistência técnica no brasil para carrinhos de bebe quinny, bugaboo, stokke xplory.

A caelbaby, é uma empresa com sólida experiência em assistência técnica e higienização para carrinhos de bebê (quinny) speedi, zapp xtra, buzz,moisés. (buga-boo) cameleon, bee, frog. STOKKE XPLORY, mura da maxi cosi,maclaren,chicco,peg-perego, cadeiras de autos, bebe confort. (PRESTAMOS SERVIÇOS PARA EMPRESAS AERÉAS)

Para melhor atender nossos clientes temos o nosso setor de limpeza e conservação.
Higienizamos e impermeabilizamos estofados, tapetes, cortinas, persianas, divisórias, interiores de autos, colchões box, protetores de berço, bichos de pelúcia.

Nossos serviços são executados por profissionais altamente qualificados em seu domicílio em dia e hora previamente agendados.

Carrinhos de bebê, cadeirinhas, bebe confort, persianas, tapetes são retirados para a CAELBABY, higienizados e devolvidos embalados para nossos clientes sem nenhum custo adcional.

PRINCIPAIS CLIENTES: Empresa aeréa Lufthansa, CVC Turismo, TAM, Linhas aeréas azul, Continental ,Instituto dante pazzanese, Construtora técnisa, REDE GLOBO DE TELEVISÃO, Himaláia turismo, Banco Real.

Centrais de Atendimento ao Cliente: (11) 5851-3002
(11) 3433-3948 (11) 3487-6741
Suportes Técnicos: (11) 7697-5525 (11) 8617-1840

Site: www.caelbaby.com.br
E-mail: carrinhosdebebe@caelbaby.com.br
caellbaby todos os direitos reservados 1996/2012
Saiba que você cliente é nosso maior patrimônio

QUINNY BUZZ, O CARRINHOS MAIS VENDIDO NO MUNDO.PARA PESSOAS DE BOM GOSTO, SEGURANÇA ELEGÂNCIA PARA SEU BEBÊ

Anônimo disse...

olá!
alguem me pode dizer como fazer para tirar o cheiro a mofo de um colchao?

Anônimo disse...

COMO FAÇO PARA TIRAR MARCAS DE COSTURA DAS ROUPAS?

criativa e poderosa disse...

Gostei do seu blog.

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso continuar usando a panela de inox depois de deixa-la queimando no fogo sem nada, ficou toda azul por dentro, tem algum problema em fazer comida nela novamente.

Unknown disse...

postem tambem para tirar mofo e ferrugem nada como polidor de aluminio e colocar a peça no sol é infalivel pois o incrivel é que nao mancha roupas

Unknown disse...

bom bril para limpeza de espelhos é otimo

Unknown disse...

almoniaco misturado a agua sanitaria faz milagres na limpeza de vasos sanitarios

Anônimo disse...

eu queria saber como eu faso pra voltar o brilho da ceramica do banheiro e ante derapante e azul com baranco e apate azul saiu a tinta quase toda

eu lavei com acido folicoe acabou com o brilho mim ajuda

Anônimo disse...

Pegue um copo americano de gasolina e uma caixa de fósforo,coloque a gasolina no local dá mancha e acenda o fósforo e jogue sobre a gasolina,pronto está resolvido!!! Kkkkk

Gina Claudia disse...

Olá. Estou com um probleminha.. Quando a minha empregada passa muita roupa com o vapor do ferro ligado, a espuma da minha tábua de passar fica molhada e demora muito pra secar.Procurei uma solução na internet mas não encontrei nada. Acho que isso só acontece na minha casa. Alguém já viu isso?
Gina

sueli soto disse...

olá . gostaria de saber como tiro coco de mosca da tela de quadro com pintura.

Moisés Cavalcanti Bezerril disse...

Para lavagem a seco, visite nosso site! www.biolavpb.com

Angélica disse...

Bom dia! Faço parte do departamento de comunicação aqui da Duratto. E gostaria muito de lhe apresentar nossos produtos e seus conceitos inovadores através de envios de amostra e releases. Por favor entre em contato.

Arte Papel de Parede disse...

Nossa adorei dicas muito bom !!

Postar um comentário

Cursos Online com Certificados! Não Perca essa Dica!

Fique Linda Hoje....

Com as Dicas de D. Cristiane Cardoso, de você mesma fazer uma maquiagem especial

Cabelos Arrumados e Maravilhoso.

Veja como é fácil você mesma deixar seus cabelos lindos.

Lenços Variados

Subscribe